sexta-feira, 19 de agosto de 2011

E se invertêssemos: o aluno estuda em casa e faz as 'lições de casa' na sala de aula

Passei este vídeo no trabalho de conclusão do curso de Geogebra que fiz no 1º semestre de 2011 e aproveito para compartilhá-lo aqui.

Neste vídeo, Salman Khan fala sobre como e porquê ele criou a incrível Khan Academy, um série de vídeos educacionais cuidadosamente estruturada que oferece matérias completas de matemática e, agora, de outras disciplinas. Ele mostra o poder dos exercícios interativos, e pede que os professores considerem inverter o modelo tradicional da sala de aula – dar aos estudantes vídeo-aulas para assistir em casa, fazer a 'lição de casa' na sala de aula com o professor disponível para ajudar.





E você, o que acha disso?  Aceitei o desafio e resolvi colocá- lo em prática. Conheça melhor esse trabalho clicando aqui.


Confira também o  artigo Como aprender matemática com dicas de como estudar matemática para ter um ótimo desempenho. Muito útil não só para matemática mas para todas as matérias. Lá você verá dicas de organização dos estudos, como escolher o material e muito mais.   

3 comentários:

  1. Ilusão, ainda mera ilusão!
    Não sou fã do modelo de ensino atual, contudo ainda o considero mais eficaz do que os métodos "mágicos" da internet ou das aulas-show mundo afora!

    ResponderExcluir
  2. Hi colleagues, how is all, and what you want to say concerning this piece
    of writing, in my view its actually amazing in favor of me.
    My website - hp touchpad tablet

    ResponderExcluir
  3. No ensino fundamental e médio, não fui o tipo de aluno que tira duvidas e estudava normalmente como muitos, chegava em casa e pegava a matéria do caderno. Hoje, estou numa faculdade, descobri o amplo mundo de informações que é a "internet limpa"( antes usava apenas como rede social, como muitos). achei uma boa ideia esse seu artigo, pois acho que se fosse assim eu teria despertado mais cedo a curiosidade que hoje tenho, me proporcionando um maior aprendizado naquela época.

    ResponderExcluir